Neste Setembro Amarelo, refletimos sobre a importância de cuidar da saúde mental — e como um lar pode ser parte essencial da rede de apoio e acolhimento
Em um mundo cada vez mais acelerado, falar sobre saúde mental é necessário. O Setembro Amarelo é hoje o maior movimento global de prevenção ao suicídio e de promoção da vida.
Criada no Brasil em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha busca quebrar o tabu, e estimular o diálogo sobre o tema e promover o acolhimento.
Mais do que uma campanha, o Setembro Amarelo é um convite à escuta, empatia e conscientização. Em 2025, o lema é claro e direto: “Se precisar, peça ajuda.”
O suicídio é um problema de saúde pública — e pode ser prevenido
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. No Brasil, são cerca de 14 mil mortes anuais — o que equivale a uma média de 38 vidas perdidas por dia.
Enquanto o número global de suicídios apresenta queda, os países das Américas — incluindo o Brasil — seguem na contramão, com aumento nos registros.
O cenário entre os jovens é especialmente alarmante: entre adolescentes de 10 a 19 anos, as taxas de mortalidade por suicídio cresceram quase 50% nos últimos anos (Ministério da Saúde, 2022).
Quase todos os casos estão associados a transtornos mentais não diagnosticados ou não tratados. Isso mostra que o acesso à informação, acolhimento e tratamento especializado pode salvar vidas.
Falar é a melhor forma de prevenir
Muitas vezes, quem está em sofrimento não consegue enxergar uma saída para seus problemas. O isolamento emocional e os pensamentos negativos se tornam tão intensos que a pessoa acredita que não há alternativas.
É por isso que a escuta sem julgamentos, o apoio emocional e o acesso ao cuidado profissional são fundamentais. Um gesto simples, como perguntar “Como você está de verdade?”, pode abrir portas importantes.
Todos nós podemos contribuir:
- Esteja presente.
- Ouça sem julgamentos.
- Encaminhe para ajuda profissional.
- Compartilhe informações confiáveis.
E qual a relação com o lar?
Ter um lugar seguro, com afeto e tranquilidade, pode ser um diferencial importante na busca por equilíbrio emocional. Mais do que paredes e telhado, um lar representa acolhimento, pertencimento e estabilidade — valores fundamentais para quem enfrenta momentos difíceis.
Por isso, o sonho da casa própria é tão significativo: além de representar conquista material, simboliza cuidado com o presente e construção de um futuro com mais segurança emocional.
Tornar esse sonho possível é também promover bem-estar
Conquistar um terreno pode ser o primeiro passo para a construção de um espaço de apoio, feito no seu tempo, do seu jeito.
É uma decisão que une:
- Planejamento financeiro
- Valorização no longo prazo
- Segurança e liberdade para construir
Na Buriti Empreendimentos, acreditamos que construir um lar é também construir um ponto de apoio para a vida. Por isso, oferecemos:
- Terrenos com infraestrutura completa, bem localizados.
- Planos acessíveis, sem burocracia excessiva ou exigência de crédito.
- Flexibilidade para você começar do seu jeito, com tranquilidade.
Nosso convite neste Setembro Amarelo:
Fale. Escute. Cuide.
A vida vale à pena, mesmo nos dias difíceis. E todos nós podemos fazer parte dessa corrente de prevenção e acolhimento. E se você está dando os primeiros passos para realizar o sonho do seu lar — um lugar que represente segurança, acolhimento e recomeço — a Buriti está pronta para caminhar com você.
Conheça nossos empreendimentos: https://btsa.com.br/empreendimentos/